Sugestões , informações e outros enviei e-mail .

consultefacil.com@gmail.com

sábado, 20 de novembro de 2010

Midias







Mídia DVD-RAM

:: DVD-R

Este tipo é um dos que tem maior aceitação nos mais diversos aparelhos. É a melhor opção para a gravação de filmes, pois é aceito por praticamente todos os DVD-players, com exceção para alguns dos primeiros modelos. O DVD-R, assim como o seu antecessor CD-R, só aceita gravação uma única vez e, após isso, seus dados não podem ser apagados. Sua capacidade de armazenamento padrão é de 4,7 GB.

:: DVD+R

Este tipo é equivalente ao DVD-R, inclusive na capacidade de armazenamento, que é de 4,7 GB. O DVD+R também só pode ser gravado uma única vez e não permite a eliminação de seus dados. O que o DVD-R tem de diferente do DVD+R, então? Pouca coisa, sendo a principal diferença o fato dos dados gravados em um DVD+R serem mais rapidamente acessados do que em um DVD-R, característica proveniente do processo de fabricação deste último, que é ligeiramente distinto. Mesmo assim, essa diferença no acesso aos dados é pouco perceptível, pelo menos é o que acusou os testes feitos aqui no InfoWester.

:: DVD-RW

O DVD-RW é equivalente ao CD-RW, pois permite a gravação e a regravação de dados. A grande maioria dos DVD-players recentes são totalmente compatíveis com DVD-RW, mas exigem que a mídia esteja fechada para executar filmes. Mídia "aberta" significa que você pode inserir dados de maneira gradativa, como em um disquete. Porém, se você fechá-la (isso é feito através do software de gravação), a gravação de novas informações é impossibilitada, sendo necessário formatar o DVD-RW para reutilizá-lo. Assim como seu "irmão" DVD-R, a capacidade de armazenamento padrão do DVD-RW é de 4,7 GB.

:: DVD+RW

Este formato tem quase as mesmas características do seu rival DVD-RW, inclusive na capacidade de armazenamento, cujo padrão também é de 4,7 GB. No DVD+RW também é necessário fechar a mídia para a execução de filmes em DVD-players. Na prática, sua diferença em relação ao DVD-RW está na velocidade de gravação ligeiramente maior e na possibilidade de uso de tecnologias como "Lossless linking" e "Mount Rainier" que permitem, respectivamente, interromper uma gravação sem causar erros e alterar dados de apenas um setor sem necessidade de formatar o disco.



Dual Layer e Double Layer
Se você acha que 4,7 GB de capacidade em um disco como o DVD é muita coisa, saiba que é possível ter quase o dobro com tecnologias como Dual Layer e Double Layer.


DVD+R Double Layer
Um DVD que tenha Dual Layer (também conhecido como DVD-9) é capaz de armazenar 8,5 GB de dados por padrão. Isso é possível graças à aplicação de duas camadas de dados em um único lado da mídia. Para isso, uma camada é feita de um material que dá efeito de "semi-transparência", permitindo que o laser do aparelho consiga acessar a segunda camada "atravessando" a primeira.


Blu-ray guarda até 25 GB; HD DVD é similar ao DVD atual



O Blu-ray, assim como o HD DVD, é um formato para a exibição e armazenamento de vídeos de alta definição para ser usado com a nova tecnologia de HDTV. Ambos os formatos disputam o título de sucessor do DVD nas salas de estar, nos drives de computador e também nos consoles de videogame.











Desenvolvido por um grupo de empresas lideradas pela Sony, o Blu-Ray Disc Founders conta também com Samsung, Hitachi, Sharp, Panasonic, Philips e Mitsubishi. Além delas, LG e RCA, que estão no consórcio do HD DVD, também participam do Blu-ray.

Para o suporte aos padrões para PC, o grupo conta com o apoio de Dell e HP. Esta última também está no grupo de desenvolvedores do HD DVD.

O disco do raio azul
O Blu-ray possui o mesmo formato (12 cm de diâmetro) e a mesma espessura (1,2 mm) do DVD. Ele pode armazenar até 50 GB em uma mídia de camada dupla, ou 25 GB em um disco de camada simples. Diferentemente do DVD, que guarda os dados prensados entre duas camadas de policarboneto, o Blu-ray armazena as informações na superfície da mídia em uma camada de policarbonato muito fina.

Isto é feito para evitar um problema chamado "birefringence", que faz com que a camada de policarbonato, na superfície do DVD, reflita a luz do laser dividindo-a em dois feixes. Além disso, deixa a camada com os dados gravados mais próxima das lentes de leitura, evitando distorção.

Como os dados estão na superfície do disco, a mídia é recoberta por uma capa protetora que previne riscos e marcas de dedos.

 Os discos de Blu-ray só podem ser lidos pelos reprodutores de Blu-ray. Dentro do princípio de compatibilidade, os discos de DVD podem ser vistos nos aparelhos Blu-ray. Mas não há formato híbrido como o HD DVD.

O Blu-ray utiliza um laser de cor azul-violeta, como o HD DVD, para ler e gravar dados. O comprimento de onda deste laser é de 405 nanômetros, enquanto o DVD utiliza um laser vermelho que 650 nanômetros de comprimento de onda.

A diferença entre o comprimento de onda dos dois raios permite que, ao utilizar o laser azul-violeta, o Blu-ray tenha sulcos menores e trilhas muito mais próximas umas das outras, possibilitando armazenar mais informação em um mesmo disco de 12 cm de diâmetro por 1,2 milímetro de espessura.

O DVD de alta definição

O HD DVD é o formato de armazenamento e exibição de vídeo considerado evolução direta do DVD. Ele foi desenvolvido por um consórcio de empresas lideradas pela Toshiba, com o apoio da Intel, Microsoft, HP e NEC para o desenvolvimento dos drives para o PC e da LG e RCA, no desenvolvimento de reprodutores HD DVD.

O funcionamento do HD DVD é similar ao do DVD. Ambos têm o mesmo formato, tamanho e maneira como os dados são gravados —as informações são prensadas entre duas camadas de policarbonato. O HD DVD, porém, armazena até 30 GB em uma mídia de camada dupla (ou 15 GB em um disco de camada simples), contra os 8,5 GB guardados em um DVD de camada dupla.

O HD DVD utiliza um laser de cor azul-violeta para ler e gravar dados, com comprimento de onda de 405 nanômetros, mais curto que o do laser vermelho do DVD, com 650 nanômetros.

A diferença de cor pode parecer um dado sem importância, mas o comprimento diferenciado de onda dos lasers é que permite que o azul-violeta leia sulcos menores e trilhas muito mais próximas, possibilitando armazenar mais informação em um mesmo disco de 12 cm de diâmetro e 1,2 milímetros de espessura.

Além disso, o HD DVD utiliza a compressão de dados MPEG-4, que é mais eficiente que o MPEG-2 do DVD atual, e que permite ter vídeos com alta qualidade em arquivos de menor tamanho. O formato HD DVD chega a ter taxas de transmissão de dados para a TV de 36,55 Mbps, três vezes mais rápido que um DVD (11 Mbps).

Um reprodutor de HD DVD pode exibir as imagens de uma mídia de DVD. Por outro lado, um filme em um disco no formato HD DVD não será exibido em um tocador de DVD. Além disso, para ter a imagem com alta definição será necessário possuir um aparelho de televisão compatível com o formato HDTV.

Formato gêmeo

O HD DVD pode ter mídias com conteúdo para HDTV e para a qualidade convencional do DVD. Isso permite que elas sejam utilizadas nos aparelhos de DVD comuns, já bastante populares no Brasil. Estas mídias são chamadas "twin format" (formato gêmeo ou duplo). Elas possuem duas camadas, sendo uma de DVD no topo, que utiliza o laser vermelho e é transparente para o laser azul, e a de HD DVD abaixo, para o laser azul-violeta.

Uma outra opção de mídia para o HD DVD é o formato combinado (em inglês, combination format), com um lado da mídia em DVD e o outro em HD DVD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário